Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Passeio ao campo para apanhar Carrasquinhas

Olá minhas queridas,
Estou cheia de saudades vossas!!!
Já voltei à ‘civilização’ (lá teve de ser) e venho cheia de saudades de visitar os vossos cantinhos, ‘cuscar’ as novidades, retribuir o vosso carinho e com muitas coisinhas bonitas para vos mostrar :))

Hoje apetece-me mostrar-vos algumas das fotos de mais um passeio ao campo com os meus paizinhos, desta vez para apanhar carrasquinhas.
Carrasquinhas? Mas que raio é isso? Perguntam vocês :)

Pois bem, é isto:


Parecem umas simples ervas do campo e são plantas selvagens, efectivamente, mas que alguém descobriu (há muuuuuuuito tempo atrás) que são comestíveis. Só existem em determinadas zonas (parece que tem a ver com o tipo de solo e com as condições de humidade) e facilmente se confundem com outras ervas (não comestíveis), por isso, tal como acontece com os cogumelos e outras plantas selvagens, só devem ser colhidas por pessoas bem conhecedoras da matéria, para não se correrem riscos desnecessários de intoxicação alimentar ou mesmo de morte.


Estas plantas faziam parte da alimentação dos meus paizinhos (e dos pais deles, dos avós, e dos familiares anteriores…) quando eram mais novos, quando trabalhavam no campo e aproveitavam para as colher, por isso eles conhecem-nas bem.
Mais um conhecimento empírico, das pessoas da terra, aqueles saberes que se aprendiam com a experiência de vida e que passavam de pais para filhos.
Eles contaram-me que antigamente as pessoas conheciam muitas ervas do campo que eram comestíveis e, provavelmente porque a pobreza era muita e o tempo para cultivar uma horta (se a tivessem) não era muito (pois trabalhavam de sol a sol nos campos agrícolas dos patrões), então aproveitavam-nas para fazerem algumas refeições com elas.  
“A necessidade aguça o engenho” como diz o povo, e muito bem, e a verdade é que os alentejanos eram bem criativos nas comidas que inventavam. Penso que a vida que tinham era muito dura e nada fácil e, pelo que os meus pais e avó me contam, muitas pessoas eram muito pobres e passavam muita fominha, por isso tinham de se desenrascar de alguma forma…

E foi assim que, além de um belo passeio no campo, respirar ar puro, apanhar um solzinho maravilhoso, tirar bastantes fotografias à natureza, eu ainda aproveitei para conhecer mais uma ‘tradição’ da minha terrinha e também algumas comidas tradicionais alentejanas, que se fazem com estas ervinhas :)
Mas como o post já vai longo, mais à frente mostrarei algumas das comidinhas que a minha mamã me ensinou a fazer com elas.

Agora vejam como são as benditas das carrasquinhas: 

- Aqui acabadinhas de apanhar

- Aqui depois de 'ripadas' e limpas de picos













- Aqui já arranjadas e prontas a serem utilizadas
(mas só depois de bem lavadas, para retirar toda a terra que têm agarrada)




A seguir apreciem mais umas maravilhas da natureza, que adoro e não me canso de fotografar!
Beijinhos naturais



 

 
 


9 comentários:

  1. Que delícia de post.
    Viajei no tempo, delícia.
    Um abraço em todos aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rosângela.
      Beijinhos e um abraço de volta

      Eliminar
    2. Hoje almocei carrasquinhas com feijão carne de porco e enchidos.

      Eliminar
  2. Belas fotos! Quanto ás carrasquinhas não conheço, nunca ouvi falar e penso que nunca vi. fica a curiosidade de ver os pratinhos que vão dar!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana.
      É normal que nunca tenhas visto, acho que é uma 'erva' típica do Alentejo :)
      Na próxima semana já devo mostrar as comidinhas que farei com elas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que paisagens maravilhosas! O Alentejo é muito bonito! :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Marlene!
      E isto é só uma pequena amostra das paisagens lindas e maravilhosas que temos :)
      Beijinhos e muito obrigada pela visita

      Eliminar
  4. Olá mana.
    Que inveja de passar um tempinho num lugar tão bonito e calminho como esse.
    Ainda bem que estás de volta.
    E, tens razão, aproveita para aprender tudo o que eles têm para ensinar, esse conhecimento de que falar vale ouro.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, mana :)
      Tenho tentado aproveitar ao máximo o pouco (muito) a que tenho acesso na aldeia e estes ensinamentos são mesmo muito valiosos.
      Beijinhos e saudades

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta