Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bolo de Iogurte

Bom dia Amigas,

Acho que já aqui disse anteriormente que sou muito gulosa, adoro tudo o que seja doce! Só não gosto muito de doces que fiquem com uma consistência mole (tipo baba de camelo) e de doces que tenham muito coco, café ou menta, de resto ‘marcha’ tudo…

Mas o que mais gosto são bolos. Sou como um dos ‘bonecos’ do Herman José (humorista português), que dizia: “Eu é mais é bolos!” :))

Os meus preferidos são os bolos caseiros simples, sem recheio nem cobertura. Daqueles que se fazem para acompanhar um cházinho ou um cafézinho. Daqueles que se tiram do forno e deixam em casa um cheirinho bom, acolhedor, um cheirinho a aconchego do lar, aquele cheirinho que nos faz lembrar a infância e as coisas simples desse tempo :)

De todos os que já fiz e comi até agora, o bolo de iogurte é, sem dúvida, o meu preferido. Tanto pelo sabor, como pela simplicidade da sua confecção. E também porque me sai sempre bem, mesmo naqueles dias em que estou cansada, chateada e/ou sem inspiração para a cozinha.

É um bolo muito simples de se fazer, que toda a gente conhece e já fez pelo menos uma vez na vida, e do qual já devem existir várias receitas pela net…
Mesmo assim quero deixar aqui registada a receita que costumo fazer e que me sai sempre bem. 
Bom, é mais meia-receita, porque não gosto de fazer bolos muito grandes.

Fiz no domingo passado, para mim e para o meu querido, e quase que desaparecia todo nesse dia, de tão bom que estava :) (é muito modesta, a menina Marta ;))

Aqui fica a receita, para quem ainda não conhece ou não experimentou (se é que isso é possível). Podem duplicar as doses se quiserem fazer um bolo maior.

Espero que gostem.
Beijinhos

Receita:

- 3 ovos
- 1 iogurte natural (ou de um aroma que preferir)
- 2 caixas (de iogurte) de açúcar
- 3 caixas (de iogurte) de farinha (com fermento)
- 1 caixa (de iogurte) de óleo vegetal
- 1 colher de chá de fermento em pó

Bater os ovos com o açúcar, juntar o iogurte e o óleo (eu prefiro usar metade óleo, metade leite), mexer bem e adicionar a farinha misturada com o fermento, misturando e batendo tudo muito bem com a batedeira.
Colocar numa forma previamente untada de margarina e polvilhada de farinha, levar ao forno pré-aquecido, a 180º, durante aproximadamente 30 a 40 minutos (conforme o forno) até estar cozido. 

Nota: pode-se juntar um pouco de raspa e sumo de limão, para obter um bolo um pouco mais ‘perfumado’.



10 comentários:

  1. Que belo bolinho, caía mesmo mesmo com uma chávena de chá

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmm, está lindo, perfeito!!! Parece que até lhe sinto o aroma, miammm!!!
    Beijinhos, boa quinta!
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. Oi Marta,
    Adorei! Que delícia! Super fofinho! Hummm
    O bolinho assado de batata é bom demais tb, vc vai adorar, super macio e gostoso!
    Vou fazer esse bolo e depois te conto!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Miga este já é o 2.º o blogger tá marado.
    És mesmo gulosa, e eu não sou menos :)
    O bolo e o pão de milho tão com um aspeto tão bom que também vou fazer um bolinho quando sair daqui.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Marta gostei muito dessa receita, pois temos a opção de escolher o iogurte do sabor que quisermos, além de deixa um bolo bem macio. Gosto muito de iogurtes em bolos, ficou lindo o seu. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pelos vossos comentários, amigas.
    Ainda bem que gostaram do bolinho, é muito bom.
    Eu costumo fazer com iogurte de morango ou de manga e fica ainda mais docinho :)
    Experimentem e depois digam-me se gostaram.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. De nada, querida.
    Já vou ver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. He acabado de hacer el bizcoho y me a salido riquisimo!!!! Te felicito por lo bien hecha que esta la receta y la explicacion.

    Muchas gracias!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ¡Hola!
      Gracias por su comentario.
      Sea bienvenida a este pequeño rincón.
      Me alegro de que le gusta el bizcocho.
      Besos

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta