Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

domingo, 3 de março de 2013

Bolo de Pêro (maçã) e Noz

E lá vem a Marta com mais um bolinho :))

Eu juro que não como só bolos (apesar de não me importar mesmo nada:)). O que acontece é que o bolo de laranja (que mostrei no post anterior) foi o que fiz para deixar ao namorado, que está a trabalhar neste fim de semana, e por isso merece um miminho adicional ;)

Como vim para a casa dos papás, é claro que tinha de fazer um bolinho para nós, para acompanhar o cafézinho do almoço ou o cházinho do lanche.

Pois, eu sei, sou muito gulosa e parece que não consigo viver sem bolos :( Mas o que é que querem, agora no Inverno, com o frio, dá-me pra isto… só me apetece ficar em casa, no sofazinho, à lareira e saborear um belo bolinho caseiro :)

Esta é uma antiga receita alentejana, que deram à minha mãe. Uma receita muito simples, provavelmente uma daquelas receitas do tempo das nossas avós, de quando não havia balanças nem mecanismos para pesar quantidades e os ingredientes usados eram os que haviam disponíveis na época.
Uma receita bem ao meu gosto, portanto :)

De simples execução, com ingredientes acessíveis e que resulta num bolo completo, que fica muito saboroso e não precisa de enfeites especiais para ficar muito bonito!

Ora vejam vocês próprias:






Receita:

- 4 ovos
- 2 copos de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo (com fermento)
- 1 copo de óleo alimentar (usei metade óleo, metade leite)
- 1 copo de nozes cortadas em pedacinhos
- 1 copo de pêro (usei maçã reineta) cortado em pedacinhos

Bater os ovos com o açúcar, adicionar o óleo e bater mais um pouco. Juntar a farinha, mexer bem (sem bater), adicionar o pêro (maçã) e as nozes e envolver tudo.
Colocar numa forma untada e enfarinhada, levar ao forno pré-aquecido e deixar cozer durante aproximadamente 40 minutos (ou até o palito sair seco, fazendo o teste).
Quando o bolo estiver cozido, abrir o forno e deixá-lo arrefecer um pouco, ainda lá dentro.
Depois retirar, desenformar e deixar arrefecer completamente até servir.

Bom apetite e bom chazinho ou cafezinho!

8 comentários:

  1. hunnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn que delicia... obrigada pelas receitas maravilhosas.

    ResponderEliminar
  2. Que belo bolinho, ficou lindo :) Agora apetecia-me muito uma fatia para beber com o meu chá!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Marta querida, nunca me canso de bolos, gosto muito e aqui em casa sempre tem que ter um bolinho para acompanhar o café da manhã, ou da tarde, ou mesmo um chazinho. Gosto muito de bolos com frutos secos, e nozes é uma delicia, mais a maçã, fico a imaginar o aroma que ficou em sua cozinha. Receita de mamá sempre é muito boa não é? Gostei demais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Marta, humm que delícia!

    Ah, tem dois selinhos lá no meu blog pra vc!
    Vai lá ver!

    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    bjo

    ResponderEliminar
  5. Que bom.
    Nham, tás mesmo gulosa é só bolos
    Beijinhos mana

    ResponderEliminar
  6. Deixei este selinho no blog:
    http://sudelicia.blogspot.pt/2013/03/selinho-best-blog.html
    espero que goste...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Marta, tem selinhos no meu blog pra vc

    www.vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/03/recebendo-selinhos.html

    bjo

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelos vossos comentários, minhas queridas!
    Peço desculpa de não ter respondido antes, mas estava na aldeia e lá o acesso à net é muito difícil e restrito.
    Ainda bem que gostaram, pois este bolinho é muito bom mesmo, quase que o comi todo sozinha :)) Um bocadinho ao pequeno-almoço, outro bocadinho ao lanche, às vezes com o chazinho da noite...(sou mesmo gulosa :))
    Quanto aos selinhos, agradeço a vossa oferta, vou buscá-los e assim que me for possível eu publico, está bem? Desculpem, mas nem sempre posso ter o tempo e o acesso à net que gostaria de ter :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta